quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Lavagem de Itapuã, é hoje!!!

Meninas, hoje acontece a tradicional Lavagem de Itapuã, em homenagem a Nossa Senhora da Conceição e Iemanjá. Ela teve início pelas mãos de uma antiga moradora do bairro, conhecida como Dona Niçu. A inclusão da lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã na festa era um antigo sonho da moradora, que foi mantido pelos seus filhos mesmo depois do seu falecimento. Todos os anos, a festa reúne pescadores, baianas, ciclistas, capoeiristas e cavaleiros num misto de festa religiosa e profana.

Às duas da manhã os moradores já começam a ser acordados ao som de violas, banjos e bandolins. Às cinco horas, a alvorada com fogos anuncia a pré-lavagem das escadarias da igreja.

Bem... o que eu como moradora de Itapuã tenho a dizer dessa festa????? QUE SACOOOOOOOOOOOOO!!!


Mas me entendam, não sou contra festas (muito pelo contrário!!!), mas para mim, que sou moradora, é um transtorno,não consigo sair e nem entrar em casa, as ruas ficam sujas e com um cheiro horrivel e o trânsito então.... fica um caos!

Felizmente os trios foram proibidos, o que deu um alivio para os moradores, pois era IMPOSSIVEL ouvir a própria respiração com tanto barulho!

Então para os que curtem esse tipo de festa... BOA SORTE!!!! E para as que são vítimas dela... ainda bem que é só uma vez por ano!!!

Beijinhos,
Francesca

12 comentários:

Anônimo disse...

Entendo e imagino o transtorno... Como dizem: "pimenta nos olhos dos outros é refresco..." Tenta ir para outro lugar longe daí... rs
Bjuxxx e depois dá uma passadinha no blog http://gatarede.blogspot.com/
:-)

Priscila pink*Star disse...

tragico deve ser horrivel!

http://priscilapinkstar.blogspot.com

Gabi Soares disse...

Meniiiiiiiiiiiiiiiiinas... meu presente chegou, e a sandália é liiinda de morrer!
Vou bater fotinhos e fazer um post especial pra vocês amanhã =)
Beeeijo!

http://gabisoaress.blogspot.com

Gabriela Machado disse...

geeente, que bom ver um blog tão lindo aqui de salvador! tô encantada! hahaa
amei mesmo o blog! linkei vocês lá no meu e já estou seguindo tá? deem uma olhadinha e, se gostarem, sigam também :)

beeijo :*
http://efusivamentedeselegante.blogspot.com/

Acho Chic disse...

Estou neste momento ouvindo uma batucada e tentando me concentrar no trabalho...kkkkkkkkkkkkkkk... fazer o que????

Acho Chic disse...

Gabiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii... que bom que gostou!!!! Estou doida para ver as fotinhas!!!!

beijinhos!!!!!

Liu disse...

Eu não sou fã dessas festas, acho que é violento, se as pessoas aproveitassem a festa ao invés de brigar, seria bacana.

bjo

Rafaela Zelenski disse...

já estou te seguindo flor...

realmente esse tipo de "festa bagunça" eu não gosto não..cheio de gente..sujeira, musica alta...ainda mais na porta de casa..acho que to ficando "velha"..passou meu tempo de baderna..

bjokas da Rafa!!
soumaeemecuido.blogspot.com/

Manuela Rios disse...

Ebaaaaaaaaaaaaaa Gabi que bommmmmmmmmm, posta logo quero ver!!! bjs

Manuela Cerqueira disse...

Oi!!!
Adorei a visitinha....
Ai, imagino o transtorno... eu curto festas mais essas não gosto... fico mais preocupada e com medo do que me divirto

Bjinhos

Anônimo disse...

Queridas Chics
Gostaria de informar que a festa de Itapuã neste ano completou 107 anos. O tema foi TRADIÇÃO E IDENTIDADE ITAPUÃZEIRA. Com muito sentimento de pertencimento desta comunidade que organiza, participa e fortalece nossas manifestações culturais populares da cidade. Entretanto, nem todos compreendem estas dimensões históricas, que interagem aspectos simbólicos de religiosidade e do imaginário popular. Tem que ser além de chic, ter conhecimento de seu tempo/espaço e contextualizar com mais pertinência este lugar chamado ITAPUÃ.
Trasntornos temos todos os dias com o caos do trânsito, o lixo/luxo de cada um de nós , etc, etc, etc, resumindo a bárbarie contemporânea, na qual, estamos todos inseridos. Portanto, sentimento e conhecimento não se compra no shopping, é alimento da alma, parte do todo da vida. Que o farol ilumine seus caminhos!
Saudações itapuãzeiras

Acho Chic disse...

Querido anônimo, o respeito por diferentes opiniões também não se compra em lugar nenhum, então que tal praticar esse sentimento tão nobre e respeitar a opinião de quem não gosta destas festas bairristas?

A Bahia é muito rica culturalmente e não é uma festa tão violenta e cada ano mais sem graça e vazia que vai fazer a diferença na comunidade bahiana!

Que preconceito mais primário esse seu ao pensar que só porque gostamos de shopping não temos cultura, esse tipo de preconceito só faz alimentar o ódio e a ignorância nas pessoas!

Liberdade de expressão, SEMPRE!

Saudações chic´s p vc!

Postar um comentário

Sejam bem vindas e comentem a vontade!!